sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Saúde vs Obesidade vs Ciência


Não é questionável que a melhora da medicina e tecnologia resultou um aumento em expectativa de vida em todo o mundo. Mas a nossa expectativa de vida pode cair! O que aconteceu com o nosso estilo de vida? O interesse das pessoas em fast food e ''junk food'' está aumento de forma inesperada. Obesidade é uma condição quando o corpo ganha mais massa do que o normal, a obesidade é um problema serio de saúde por aumentar problemas relacionados ao coração(cardiovasculares), diabetes, depressão,pressão alta e vários outros problemas incluindo câncerSão vários os motivos que levam ao sobrepeso e obesidade, como os fatores ambientais, os socioeconômicos, os psicológicos, os distúrbios genéticos e comida industrializada. Comida em lata, comida com muitas calorias, açucar e menos atividades físicas também são todos responsáveis por obesidade. Outro fator é o tamanho dos alimentos (observe a figura a baixo). Além disso, o surgimento e o aumento dessas doenças também geram custos elevados à saúde pública de um país.

Veja como o tamanho das nossas comidas cresceram e continuam crescendo:


Aqui uma lista dos paises mais ''gordos'' do mundo:

Prevelencia de obesidade em adultos, paises (% obesos)

RankCountryRate
1Mexico32.8
2United States31.8
3Syria31.6
4Venezuela30.8
4Libya30.8
6Trinidad & Tobago30.0
7Vanuatu29.8
8Iraq29.4
8Argentina29.4
10Turkey29.3
11Chile29.1
12Czech Republic28.7
13Lebanon28.2
14New Zealand27.0
14Slovenia27.0
16El Salvador26.9
17Malta26.6
18Panama25.8
18Antigua25.8
20Israel25.5
21Australia25.1
21Saint Vincent25.1
22Dominica25.0
23United Kingdom24.9
23Russia24.9
25Hungary
24.8

Apesar da fama dos Estados Unidos de ter grande população de obesos e pessoas com sobrepeso, o país não está mais na dianteira da lista dos mais gordos do mundo. Graças a uma dieta baseada em bebidas açucaradas e fast food, o México ultrapassou seu vizinho nesse quesito. Os tacos, tamales e quesadilhas, antes reservados para ocasiões especiais agora são consumidos diariamente por milhares de mexicanos sedentários.

É importante ficar atento ao seu peso e aos seus hábitos alimentares e estilo de vida, pois se você estiver percebendo um aumento contínuo, não deixe de procurar um(a) nutricionista para lhe orientar, pois isso já poderá prevenir a obesidade e outros problemas futuros. 


Procure modificar seus hábitos aos poucos, como reduzir a ingestão de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar, como hambúrgueres, pizzas, cachorro-quente, salgadinhos, chocolates, sorvetes, folhados, sobremesas, etc. Ingira mais frutas nos intervalos das principais refeições e verduras no almoço e na janta, elas possuem baixas calorias, são fontes de vitaminas e minerais dos quais necessitamos ingerir diariamente. Faça  algum tipo de exercício físico e que seja de sua preferência, pois realizar exercícios sem gostar leva a desmotivação. Além de uma alimentação equilibrada e saudável, inclua a prática de atividade física regular. Não vale apenas aquela do fim de semana. É preciso ser realizada, pelo menos, por uma hora durante três dias por semana.


Lembre-se que nunca é tarde para recomeçar, se hoje você achou que não teve sucesso, que sua alimentação não foi tão boa, tudo bem, levante a cabeça que amanhã é outro dia, dia de se superar.

Algumas dicas práticas:
1) Tente fazer seu dia mais ativo, sempre que possível use escadas, caminhe mais.
2) Faça exercícios regularmente, isto tem que ser uma prioridade, é questão de saúde.
3) Consuma alimentos mais integrais e frescos, evite alimentos industrializados.
4) Coma menos, uma dica: NUNCA repita. Sirva-se uma vez, acabou, acabou!


5) Tente sair mais, evite ficar dentro de casa o dia todo!

0 comentários:

Postar um comentário